19 fevereiro 2008

Trintões

Quer-me cá parecer, pelo que vejo, que do lado feminino da família Adozinda a coisa está... digamos que “tá complicado e difícil”!
Será que isto é só do nosso mau feitio ou será aquele velho problema de as “gajas” falarem mais e os “gajos” passarem pelo mesmo mas se manterem no silêncio? Também... alguém podia ter avisado a malta de que era conveniente fazer formação nos GOE para sobreviver aos “trinta”!
Enfim... a minha irmã, que é a estudiosa lá de casa do problema “mulher vs homem em geral e sexo em especial”, explicou-me que há uma tribo perto da China (que entretanto já descobri que são os Mosuo) onde funciona o matriarcado... toda a estrutura social se desenvolve à volta das mulheres e a relação delas com os homens rege-se pelo sistema que eles chamam de “visita”, não sei se estão a ver o espírito... muito amiguinhos, sim senhor, e podem ter filhos em comum e tudo e tudo, mas é cada um na sua casa, que não há cá confusões.
Ando para aqui a pensar se não proponho a essas gajas, digo, senhoras - o respeitinho é muito lindo - , abrir uma representação diplomática Mosuo aqui em Coimbra, agora que descobri a felicidade de ter, não uma, mas DUAS casas de banho só por minha conta!
Era isso ou os homens passarem a vir sem mães... mas é melhor nem começarmos essa conversa... fiquemo-nos pelos Mosuo, que sempre é terreno mais seguro.
Meninas! Força aí... isto há-de melhorar... e se não melhorar, podemos sempre fazer um ajuntamento feminino para ir arranjar as nails... estatelanço sim, mas sempre em grande estilo!

4 comentários:

Licinia disse...

Apesar de não me querer debruçar muito sobre o assunto, q o meu passado ainda está muito presente, apenas digo que essas senhoras do Mosuo são demasiado liberais para o meu gosto...já me disse a minha mãe quando eu, depois de um "estatelanço" daqueles, lhe disse que não queria saber mais de homens, que ia ficar para tia...Dizia-me ela: "Tem juízo menina...é sempre bom ter alguém com quem falar, alguém com quem dividir os problemas, alguém que nos aqueça os pés à noite..." (Acho que ela n ia dizer isto se tivesse aquele que toda a gente sabe quem é...)... E pronto,porque na minha maneira de ver as mães têm sempre razão e porque ainda sou uma moça obdiente, vos digo, que posso até ficar ou continuar sozinha, mas em relações "Mosuanas" não embarco! Como diz o outro, não contem comigo!
Já para as nails, ajuntamentos, casamentos, nascimentos e afins, é favor de dispor!

Licinia disse...

E porque este post, como já nos habituou a amiga Perchta, está deliciosamente bem escrito, e porque, concentrada no tema, me esqueci de elogiar o talento dela no comentário anterior, aqui fica: Amiga, este post, para não variar, está excelente! Em todos os aspectos, quer na escrita, quer no tema... enfim, nota 10!! Continua a escrever, que cá estarei para te acompanhar...
E pronto, elogio merecido concluido.
Agora vou para casa ver a novela que acho que é hoje que a moça que vai casar, descobre q o seu verdadeiro amado é padre e foge do altar!! Confuso não é? Não se preocupem...há novelas bem piores...(e eu que o diga...)

Perchta disse...

Obrigada... cá voltamos ao eu posto e tu comentas e vice-versa! Paciência! Para quem não quer, há muito...
Só para esclarecer, que não quero cá mal entendidos... actualmente as mocinhas Mosuo são na sua grande maioria monogâmicas; lá porque é cada um na sua casa, não quer dizer que aquilo seja uma rebaldaria! Já das vantagens de "ter alguém com quem falar, dividir problemas e aquecer os pés", não te esqueças de que às vezes isso transforma-se em "alguém com quem não falar, alguém de quem se escondem os problemas ou é causa deles e a quem nem se encostam os pés para aquecer", mas enfim... não quero parecer derrotista, temos sempre esperança que as coisas corram bem... se calhar eu é que não estou na melhor altura para falar disso.

Licinia disse...

Agora sou eu que digo: Cá para mim essas moças são, como já ouvi dizer, umas "adiantadas mentais"...se pensarmos bem elas ficam com a parte boa da relação...o resto, se começa a chatear, tem solução muito fácil: vai cada um para seu lar e acaba-se o problema...e como para aqueles lados nem telemóveis deve haver é ainda melhor...o amuo passa mais depressa!
Mas depois vem lá a parte do aquecer dos pés...e pronto, ainda não tou convencida a aderir à moda das "musuanas"...Mesmo q os pés com o passar do tempo esfriem, enquanto durar que seja bom...se durar 50 anos ainda melhor...há que, pelo menos, fazer por isso!! (Eu sei q sou crente...mas acho que já não tenho emenda...)